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PASSO A PASSO PARA PROTEGER UMA MARCA

Criei uma marca há anos. Quando abri a empresa o contador disse que podia ser aberta sem problemas!!! Contratei um design para fazer um logotipo, outro para desenvolver meu site. Ah! comprei o domínio na internet tem cinco anos… Gastei uma fortuna na gráfica para fazer meu cartão de visita, timbrado, envelopes e pastas! Como assim vou ter que mudar o nome e ainda pagar um advogado?????

Ass. Empresário desesperado

É muito comum recebemos contatos como esse de um empresário desesperado porque poucos conhecem a ordem de ação correta para evitar essa dor de cabeça.

Por isso, desenvolvemos um cronograma, passo a passo, para que não haja mais dúvida de como agir para proteger uma marca. Assim, você vai conseguir investir em sua empresa seu tempo e dinheiro de forma mais segura.

Você já iniciou a atividade de sua empresa mais não obedeceu essas fases? Calma! Nem tudo pode estar perdido.

Esse cronograma idealiza a forma mais segura e garantida de evitar a perda de uma marca.  Se você já faz propaganda, já tem contas em redes sociais e ainda não iniciou o registro de marca ou mesmo não abriu a empresa, volte nas etapas que você pulou. Se alguma delas indicar que a marca já está sendo usada para o mesmo ramo de atividade que você, então reveja seu uso.

Melhor mudar de marca enquanto ainda não teve problema com o verdadeiro dono do que esperar ser notificado e ter que mudar de qualquer forma, porém com gastos maiores com advogado e até indenização se for o caso.

Muitos empresários se queixam de ter que mudar de marca porque se sentem reconhecidos por seus clientes e acham que não é bem visto fazer uma troca de nome no meio do caminho. Mas, se essa troca for feita de forma pensada, planejada e conceituando a nova marca com diferenciais de qualidade, preço, serviço ou afins, então os clientes verão sim como uma evolução. Tudo depende de como será exposta e proposta a troca da marca.

Também sei que muitos empreendedores no começo de suas atividades alegam que não tem dinheiro em caixa para gastar com registro de marca ou mesmo para abrir empresa formalmente. Entendemos que alguns prefiram correr o risco de deixar essas formalidades para depois mas, nada impede de executar a fase 1 do cronograma acima! Pelo menos já terá conhecimento da possibilidade de uso da marca.

Mais fique atento com o que você julga ser caro ou barato na hora de abrir sua empresa. Faça orçamento com mais de um profissional e seja honesto, diga que está buscando conhecer o trabalho e o valor para tomar sua decisão. Estude o que cada escritório de contabilidade e de propriedade industrial podem te oferecer antes de contratar o primeiro que aparecer na sua frente.

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Quer ler mais sobre o assunto? Disponibilizamos abaixo algumas informações que lhe podem ser úteis! 

Pesquisa de marca               

Fases do processo de registro 

Acompanhamento de pedido ou de registro de marca já concedido

Registro de marca ou de domínio?